segunda-feira, 8 de março de 2010

PORTO BRANDÃO ( EQUABONA )




Segunda a história, até à tomada de Almada pelos mouros, Porto Brandão, chamava-se " EQUABONA ", e a designação que actualmente tem deve ter surgido entre 1472 e 1519. Por essa altura existia no local a Quinta da Azenha Cabeça de Morgado, cujo último proprietário por herança foi Francisco de Sá Menezes, que morreu sem deixar descendência. Francisco de Sá Menezes, era bisneto de Diogo Brandão, responsável pelas obras públicas de Lisboa. Por sua vez, Diogo Brandão era filho de Pedro Brandão, cujo apelido deu origem ao nome de Porto do Brandão, como na altura era conhecida esta localidade.
Este porto foi um importante estaleiro naval na sua época, tendo aqui sido construidas barcos que rumaram ao Brasil e às Indias.
A sua população nesse tempo, era constituída por operários da indústri naval; carpinteiros, calafates e serradores.
Porto Brandão, também foi conhecido pelo "Porto dos Amantes", segundo uma lenda, um operário do estaleiro perdeu-se de amores pela filha do propriétario do estaleiro, que tinha prometido sua filha em casamento a um rico comerciante das Indias. E quando num dia a mesma embarcou no numa Nau , a caminho do seu prometido . O jovem operário raptou sua amada de bordo do barco vindo os dois a morrer afogados no Tejo , dando seus corpos à praia de Porto Brandão.



Mário Pinto

1 comentário:

  1. Caro Mário
    Como te prometi aqui estou a ver o teu blogue.
    Curioso, que tenho uma ideia identica à tua para levar o conhecimento dos porquês de tantas coisas que existem na nossa Terra, chamada Portugal.
    Uma braço do teu amigo
    Jorge

    ResponderEliminar