terça-feira, 9 de março de 2010

O PALÁCIO DO REI DO LIXO



O Palácio do Rei do Lixo, também conhecido como Torre de Coina, ou Palácio da Bruxa, está situado na margem sul, na freguesia Coina, concelho do Barreiro, sendo bem visivel do esteiro do rio Coina, braço do rio Tejo.

A Quinta onde se encontra o Palácio, foi propriedade durante o Séc. XVIII, de D. Joaquim Pina Manique, irmão do intendente de D. Maria I, Diogo Inácio Pina Manique. A propriedade foi depois adquirida no Séc. XIX, por Manuel Martins Gomes Júnior, comerciante de Stº. António da Charneca, que em 1910, mandou construir o Palácio.

Manuel Martins Gomes Júnior, era conhecido como o " Rei do Lixo ", devido ao exclusivo da recolha dos detritos da cidade de Lisboa. Para o efeito adquiriu 5 barcos para transporte dos detritos para a sua propriedade, Quinta do Inferno, como era conhecida na época, através do canal de Coina.

Foi proprietário do Moinho de Marés , frente à Quinta de São Vicente, de qual veria a ser dono mais tarde, tornando-se um importante empresário agrícola. Funda a Companhia Agrícola Nacional.



Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário