Foi no verão de 1972, que conheci pela primeira vez a Ilha, numa pescaria á Chincha para a qual fui convidado pelo meu amigo e saudoso Tio Fernando, do Lavradio. Homem conhecedor e batido na quelas artes de pesca e pleno conhecedor daquelas águas do Tejo que envolviam a Ilha do Rato.
Na manhã do dia combinado, acompanhados por mais dois amigos, cedo rumámos no seu barco o (Barreirense), direitos á ilha onde iriamos iniciar a nossa faina pescatória.
Desembarcámos os nossos apetrechos de pesca e as redes que compunham a Chincha, e, assim que a maré permitiu iniciámos a pesca. O Tio Fernando no seu barco ia largando as redes enquanto um de nós em terra segurava uma ponta das mesmas, depois de circundar uma vasta área de mar trazia a outra ponta da rede a terra para ser puchada por nós, e, assim lá iamos capturando várias espécies de peixe existentes naquele estuário do Tejo.
Robalos, linguados, enguias, tainhas, patruças e até um ratão, nós capturámos em vários lances de rede que fizemos para o efeito. O fim deste dia bem passado foi uma bruta caldeirada á fragateira, feita á beira mar na ilha, belos eram esses tempos!!!
Mário Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário