domingo, 7 de fevereiro de 2010

PESCA AO CERCO ou TAPA ESTEIROS



Ao fundo da quinta da Barra -Barra, no Lavradio, formada na sua orla por marinhas e sapais, ficava no seu termo a praia do bico da passadeira de frente para a Ilha do Rato. Outrora local da Pesca do Cerco para os pescadores da Terra sendo o mais conhecido o tio Zé Francos que com os seus filhos se dedicava a esta arte.


A quinta da Barra -Barra á muito que tinha deixado de existir com o avanço urbano, os prédios substituiram a vinha onde o famoso vinho Bastardinho era criado. Agora estava submetida a uma pequena faixa, junto á orla dos esteiros, (entrada de água do Tejo) de Alhos Vedros. Nesta orla de marinhas e sapais havia pequenas hortas e casas de madeira, algumas de habitação dos pescadores da pesca do Cerco.


Zé Francos vivia neste local, e , era dentro da marinha e esteiro que tinha os seus barcos e apretechos de pesca, que quando as marés eram propícias armava o cerco por toda a área da Ilha do Rato.


Este velho lobo do mar, conhecia como ninguem estas águas pois a sua família tinha sido das últimas a viver na ilha quando a mesma era habitada.


Esta arte de pesca consistia no feixo dos esteiros existentes na área, com a colocação de varas grandes e redes na maré baixa e o levantamento das mesmas na maré alta, apreseonando o peixe nas redes do Cerco que chegava a ter uma estensao de 2 Km. Depois na maré vazia percorriam toda a rede recolhendo o peixe capturado na mesma.


Esta era uma arte que necessitava de muita gente, hoje a mesma está extinta e toda esta área sofreu uma transformação com a expanção industrial, vindo a ser criado um terminal de líquidos, uma central térmica e várias fábricas nesta orla marítima e que muito tem contribuido para a poluição deste local do rio Tejo.


Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário