terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O MAR DA PALHA





O mar da Palha é uma grande bacia no estuário do rio Tejo, próximo da sua foz.
Começa a sul do "Mouchão de Alhandra", por altura de Alverca do Ribatejo, quando se começam a soriar a "Cala do Norte" e a "Cala da Barca" (ou Sul), em torno do "Mouchão da Póvoa", na margem Norte, e a "Cala da Arrábida" a Sul do "Mouchão do lombo do Tejo", na margem Sul.

Junto ao mar da Palha estão localizadas várias povoações, como: Alcochete, Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Sacavém, Lisboa, Barreiro, Amora, Seixal e Almada.

Apesar de ser um mar interior, não é invulgar encontrar vaga relativamente alta, provocada pela combinação do vento a das marés, com fundos baixos, sobretudo no seu estreitamento onde cria um encontro de água conhecido por as "Bailadeiras", junto a Cacilhas.

Na origem do seu nome, estão os resíduos vegetais arrastados pelo rio Tejo das Lezírias Ribatejanas a montante, que empurradas pelas correntes e ventos circulam em toda a sua extenção

As suas margens são quase todas sapais, e nelas variam espécies de aves, vêm nidificar, sendo que algumas são migratórias. Na margem Sul foi estabelecida uma reserva natural.



Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário