sexta-feira, 12 de março de 2010

OS FORTES DA BARRA DO TEJO

A barra do rio Tejo tinha um conjunto de Fortes nas suas margens, para defesa da costa marítima e da cidade de Lisboa. Dois desses fortes, já aqui falámos; Forte de São Lourenço (Búgio) e forte da Trafaria. Hoje vamos apresentar os restantes:


FORTE DE SÃO BRUNO
Construido dentro da barra do Tejo, erguido na Ponta das Lavadeiras, junto à confluência da ribeira de Barcarena com o rio, perto de Caxias.
Edificado no Séc. XVII, para defesa da cidade de Lisboa e a protecção marítima do Tejo.
FORTE SÃO JULIÃO DA BARRA
Situa-se na ponta do Gião, na vila de Oeiras. Considerado no passado como o escudo do reino. Foi construido em 1549, pelo arquitecto Miguel Arruda, por ordem do Rei D. João III, juntamente com o Forte do Búgio, faziam cruzamento de fogo atravéz dos seus canhões, sobre a entrada da barra.
Integrava o sistema defensivo da costa, sendo a maior fortificação marítima Nacional, e a chave da defeza da barra do rio Tejo.
FORTE SANTO ANTÒNIO DA BARRA
Também conhecido por Forte Velho. Foi edificado em 1590, por ordem de Filipe I, de Espanha. Sendo construído pelo engenheiro militar Padre Giovanni Vicenzo Casale, Napolitano e ao serviço da coroa Espanha. Chegou a Portugal em 1590, para fortificar a barra do Tejo, contra a frota Inglesa.

FORTE DE SÃO TEODÓSIO
Também conhecido pelo Forte da Cavalheira, situa-se na praia de S. joão do Estoril, fazia parte de um conjunto de fortalezas Joaninas edificadas entre 1642 e 1648, cuja disposição visava formar uma linha defensiva com São julião da Barra.
FORTE DE SÃO JORGE DE OITAVOS
Construído entre 1642 e 1648, integrava o grupo de fortalezas Joaninas que formavam uma linha defensiva, juntamente com os outros forte e São Julião da Barra.
Situado na costa de Cascais, junto á Guia era o primeiro forte a responder a situações hostis.

FORTE DE SÃO PEDRO
Situa-se na praia da Poça, Estoril. Este forte, fazia parte do conjunto de fortalezas Joaninas edificadas entre 1642 e 1648, e formava com os restantes fortes, a defeza da barra do rio Tejo.


FORTE DE SANTA MARTA
Construído junto à ribeira dos Mochos, o forte de Santa Marta, foi mandado edificar no Séc. XVII, por D Luís de Meneses, Governador da praça de Cascais.



Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário